TV E RÁDIO INESPEC WEB 2007-2023

contador de visitas gratis
Redececuinespec Inespec Protocolo 17.151.048 – 2021. 26 de junho de 2021, as 10:30:57 Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

DISCIPLINA: DIDÁTICA - FÓRUM I -ATIVIDADES COMPLEMENTARES - DEBATES DE INTERAÇÃO ENTRE GRUPOS DAS LICENCIATURA EM BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA E HISTÓRIA

 https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-i-didatica-39/

https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-i-didatica-39/page/197/


FÓRUM I – DIDÁTICA

Apesar de parecer controverso há professores que são verdadeiros mestres da comunicação, entretanto, não possuem didática para lecionar e o contrário também pode acontecer. O professor possui excelente domínio da arte de ensinar, possui uma didática impecável, entretanto não consegue se comunicar de maneira convincente, como por exemplo, falar baixo durante a aula.  

Dominar o conteúdo a ser lecionado, diferente do que muitos pensam, não é suficiente para que haja um bom desempenho de um professor em sala de aula. Desenvolver as técnicas de comunicação e socialização são fundamentais para uma melhor relação aluno e professor. Na sua opinião, o professor já sai da faculdade pronto para lecionar? Se não, o que poderia ser feito para melhorar? Você como futuro professor se sente preparado para dar aula e encarar os desafios? 

Discorra sobre o assunto.

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/06/aulas-de-historia-e-geografia-em-sp-poderao-ter-professor-sem-formacao-na-area.shtml 

Aulas de história e geografia em SP poderão ter professor sem formação na área. Secretaria da Educação do Estado diz que autorização ocorre em caráter extraordinário.

Vamos compreender que a Formação docencial, ou seja, a exigência quanto ao grau de educação acadêmica para a formação de um professor varia de acordo com a área pretendida.

Licenciaturas: os cursos de licenciatura habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. São cursos superiores de graduação que formam profissionais licenciados em Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Normal Superior: curso superior de graduação, na modalidade licenciatura. Tem por finalidade formar professores aptos a lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.

Magistério: não é curso superior, mas de nível médio. Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil.

Pedagogia: o curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura e tem como finalidade formar professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). É aquele professor que assume integralmente o currículo da série. Os cursos de pedagogia também formam profissionais para atuarem na gestão do sistema escolar, mas a prioridade é a formação de professores.

Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel. Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).

Perfil do professorPerfil do Professor

• A maioria dos professores trabalha em apenas uma escola, de localização urbana, e é responsável por uma turma com 35 alunos em média.

• 63,8% dos professores têm jornada em turno único (1.201.299 professores); 30,2% têm jornada em dois turnos (569.251 professores); 6% trabalham em três turnos (112.411 professores).

• 83% dos professores trabalham em escolas urbanas, 15% em escolas rurais e 2%, tanto na área rural quanto na urbana.

Os dados são do Censo Escolar de 2007.

Requisitos

Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal. Porém, o projeto de lei 5.395/09, que tramita no Congresso Nacional, prevê que apenas a Educação Infantil admita professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Para ingressar como professor de qualquer instituto federal, basta apenas a graduação. Entretanto, o plano de carreira prevê uma retribuição por titulação, que aumenta o salário caso o professor tenha mestrado, doutorado ou mesmo especialização.

Os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre, para concorrerem aos cargos dos concursos, pois atuam especificamente no Ensino Superior. As carreiras das instituições federais também prevêem aumento de salário caso o professor aumente sua titulação.

Neste sentido optamos que o  professor sai da faculdade despreparado para a vivência docencial, porém sua vivência no dia-0a-dia pode levá-lo a uma experiência exitosa. 

No plano pessoal a resposta é sim para a indagação: "Você como futuro professor se sente preparado para dar aula e encarar os desafios? "


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCIPLINA: DIDÁTICA - FÓRUM I -ATIVIDADES COMPLEMENTARES - DEBATES DE INTERAÇÃO ENTRE GRUPOS DAS LICENCIATURA EM BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA E HISTÓRIA

 https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-i-didatica-39/ https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-i-didatica-39/page/197/ FÓRU...